01 junho 2014

Globalização: a influência do ocidente no padrão de beleza mundial - causas e consequências.


♥ | via Tumblr

O padrão de beleza que foi imposto pelo mundo ocidental toma grande incidência no mundo todo. Com a expansão dos meios de comunicação (internet e televisão, principalmente) ficou muito mais fácil acompanhar quais são as últimas tendências, mesmo estando do outro lado do planeta Terra.

Com o grande crescimento da industria da beleza, mulheres do mundo todo se expõem á várias situações de risco, que distorcem sua própria etnia. Tudo isso para chegar o mais próximo possível do padrão europeu e americano. E isso não acontece apenas com jovens mulheres que acabaram de chegar na puberdade: acontece na infância, como um processo de longa duração. A própria criança se compara com o desenho animado ou ator e atriz que admira. 

Porém, toda essa influência vinda do exterior trás consequências fatais para a saúde, não apenas fisíca, mas mental também. Algumas mulheres passam por cirurgias de crescimento onde ossos são quebrados e substituídos por pinos e outras "branqueiam-se" podendo contrair inúmeros problemas, como estrias e acne, até câncer de pele. Se não ficam satisfeitas com o resultado, sua auto-estima cai e isso possivelmente levará a uma depressão. Será que realmente vale a pena toda essa obsessão pela beleza?

Com as cirurgias ficando cada vez mais acessíveis, assim como os meios de comunicação, os números de pessoas que se submetem a esses processos só tende a crescer. Muitas pessoas ainda vão querer "arrumar" suas imperfeições (imperfeições essas impostas pelo ocidente) para se colocarem dentro de um padrão de beleza midialitíco, consequência da globalização.

Meu texto-redação de hoje! Postarei isso mais ou menos 3 vezes por semana.
Espero que vocês gostem!
Beijos 

3 comentários:

  1. Acredito que é valido se arrumar para se sentir bem consigo mesma, porém também acredito em limites e em autoconfiança. O que temos hoje é um mundo onde muitas pessoas se sentem inseguras com a própria aparência, daí surgem exageros para entrar nesse tal "padrão de beleza".
    É claro que não é pecado nenhum uma pessoa querer se sentir bem, porém há certos limites que, quando são ultrapassados para alcançar a beleza devem ser tratados com psicólogos.

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto Andreza.
    Esses padrões são capazes de acabar com qualquer pessoa. As vezes me assusto de ver adolescentes já aderindo a essas cirurgias. Esses padrões já estão tão embutidos que nem da para saber realmente se essas meninas fazem isso por elas ou para agradar ao mundo.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a beleza em si é muito exigida e que não merecia ser levada tão a sério. O desejo carnal do ser humano faz com que a beleza seja uma arma a mais.
    Claro que existem limites, até porque se não houvesse acho que teria "belezuras" feias por ai.
    Acho muito ridículo ver essas meninas querendo atingir um patamar gigante, ridiculo e doloroso.
    Ótimo Post.

    XOXO :D
    Joven Clube | Clique aqui :)

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita e pelo comentário.
Peço que para comentar, leiam o post e comentem sobre o assunto, afinal, esse blog foi feito para vocês.
Qualquer dúvida, entre na aba contato e mande um e-mail ou deixe um comentário.
NÃO será permitido comentários maldosos e grosseiros, já que estou aqui com a melhor intenção possível.

Fiquem a vontade para sugestões e críticas construtivas.
Abraço!